22 Dezembro    

José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Lucas 2:4-5

Pensamento: Nos próximos dias, estaremos viajando com José e Maria enquanto experimentam da incrível graça de Deus. Estes versículos nos dão os detalhes básicos: viajaram para o sul da sua cidade, foram para Belém, que era a cidade do rei Davi; eles eram “noivos” ou prometidos em casamento, mas não “totalmente”casados ainda. Maria estava grávida, e eles iam para Belém para se alistarem com o governo romano. Nas entrelinhas desta narrativa podemos perceber a intriga e o escândalo. Mas também promessa e cumprimento de promessa. Vemos a fidelidade no meio de uma tempestade. O Censo Romano mostra que a história é real e que eles são pessoas comuns. Escândalo, promessa, fidelidade, e história colidem. Jesus entra no nosso mundo num lugar onde nós nos encontramos – um lugar de esperança e sonhos marcado por escândalo e desapontamento. Ele será o Messias. Sabemos disso antes do seu nascimento. Este fato faz com que o amemos e prezemos mais ainda. Deus escolheu entrar no nosso mundo como um de nós, não como algum alienígena puro e intocável do além. Este é um Messias que podemos alcançar e seguir. Este Jesus é um de nós.

Oração: Santo e amoroso Deus, obrigado pelo presente de Jesus. Obrigado porque ele entrou no nosso mundo bagunçado com todas as suas contradições, ironias e conflitos. Obrigado por não ser indiferente ou imune aos nossos conflitos. Obrigado por Jesus, em cujo nome eu oro. Amém.

 
 
Devocional Para Hoje em: Inglês