de Ana Caldas

 

 

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Nós não somos gregos, nem somos politeístas. Somos cristãos e acreditamos em um Deus supremo que tudo pode, tudo sabe e em tudo está.

Sermos entusiasmados, hoje em dia, pegando a idéia da Grécia antiga, seria termos esse Deus agindo dentro de nós. E já que nosso Deus é único, não precisamos ter “vários entusiasmos” na vida, mas apenas um: deixarmo-nos possuir por um Deus soberano que está cheio de vontade de conseguir agir em nós e por nós.

Se nos deixarmos entusiasmar, poderemos pregar melhor, testemunhar melhor, viver mais como Cristo viveu. Poderemos perdoar o próximo, plantar amor e colher paz, compreensão e almas para Deus. “Tudo é possível ao que crê.”

E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos deixarmos possuir por Deus, jamais O deixaremos agir em nós, pois sempre teremos razões para adiarmos Seu agir. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite – jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em Deus e em Seu poder para mudar as coisas. Acreditar na capacidade dEle de vencer, de construir com sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e deixe-se entusiasmar por este grande e maravilhoso Deus. Você verá a diferença. A paz do Senhor a todos!

“Tudo posso nAquele que me fortalece.”

  Copyright © 2006 Ana Caldas. Todos os direitos reservados.