de Dennis Downing

 

 

Você já foi mal-compreendido por alguém?
Alguém já distorceu suas palavras?
Como é que Deus se sente quando fazemos isso com as palavras dEle?

É comum hoje em dia escutar pessoas usando o nome de Deus para apoiar tantas coisas. “Deus disse isso.”
“Deus me revelou aquilo.”
“A Palavra do Senhor veio a mim hoje de manhã e Ele falou …”

Um grupo afirma que tal forma de se vestir é categoricamente proibido por Deus e outro grupo declara que não tem nada a ver.
Um grupo diz que Deus proíbe uma determinada prática e outro grupo diz que só assim é que uma pessoa pode ser salva.

Por que tantos ensinamentos contrários hoje em dia?
Como é que vamos saber a verdade?
Uma coisa é certa, com tantos ensinamentos e declarações divergentes, se nós não consultamos a Palavra de Deus, cada um de nós podemos errar e pagar pelas nossas almas por causa desse erro.

“Saul voltou da luta contra os filisteus e disseram-lhe que Davi estava no deserto de En-Gedi. Então Saul tomou três mil de seus melhores soldados de todo o Israel e partiu à procura de Davi e seus homens, perto dos rochedos dos Bodes Selvagens. Ele foi aos currais de ovelhas que ficavam junto ao caminho; havia ali uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus soldados estavam bem no fundo da caverna.

Eles disseram: ‘Este é o dia sobre o qual o SENHOR lhe falou: “Entregarei nas suas mãos o seu inimigo para que você faça com ele o que quiser” ’. Então Davi foi com muito cuidado e cortou uma ponta do manto de Saul, sem que este percebesse.

Mas Davi sentiu bater-lhe o coração de remorso por ter cortado uma ponta do manto de Saul, e então disse a seus soldados: ‘Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR’.

Com essas palavras Davi repreendeu os soldados e não permitiu que atacassem Saul. E este saiu da caverna e seguiu seu caminho.” 1 Samuel 24:1-7 (NVI)

Os homens de Davi disseram que aquilo era o cumprimento de uma profecia. Eles afirmaram que Deus havia falado sobre aquele dia. Por um momento Davi até acreditou e agiu conforme as declarações dos seus homens.

Depois, Davi se arrependeu e voltou atrás.

Como é que até Davi foi enganado? Foi pelos mesmos motivos que muitos de nós hoje somos enganados quando pessoas dizem falar por Deus, mas, apenas falam opiniões de homens:

1. Cassado impiedosamente por um rei enfurecido, ele começou a agir movido pela emoção do momento.
2. Ele foi influenciado por pessoas perto dele. Esses homens haviam lutado ao seu lado. Certamente eles queriam o melhor para Davi.
3. Ele julgou pela lógica. Parecia que Saul havia caído numa armadilha que só podia ser preparada por Deus.
4. Seria muito cômodo para Davi seguir este conselho. Ele se livraria logo do seu pior inimigo.

Só havia um problema: Deus nunca disse “Entregarei nas suas mãos o seu inimigo para que você faça com ele o que quiser”.

Nenhuma vez em toda a Escritura Deus disse isto.
Deus nunca mandou Davi matar Saul.

Davi por pouco não cometeu um grave pecado, porque seus melhores amigos disseram “o Senhor te disse” – algo que o Senhor nunca disse.

O problema não foi nem o conselho em si, mas o fato deles terem falado que isto veio de Deus. Aquele conselho não veio de Deus. Mas, porque alguém disse que veio de Deus, até Davi foi enganado. O engano foi temporário, Davi enxergou o erro e não seguiu o conselho. Mas, quantas pessoas hoje em dia são enganadas de forma parecida? Quantas pessoas seguem conselhos “de Deus” que Deus mesmo nunca mandou?

Você já se sentiu alguma vez movido a agir pela emoção?
Já foi influenciado por pessoas perto de você?
Já se viu fazendo suas decisões baseado na sua lógica, ao invés de na lógica de Deus?
Já agiu conforme o que para parecia melhor para você?
Tudo porque pensou que no fundo era a vontade de Deus?

Qual o nosso ponto de referência?
Qual a base das nossas decisões?

Emoção? Lógica? O que nossos pais, ou melhores amigos dizem? Se o pregador ou pastor declarar que algo for da Palavra de Deus, será que devemos simplesmente acreditar e seguir? Ou será que não é melhor sempre conferir na Palavra de Deus?

Se um homem como Davi poderia ser enganado, você não acha que você também pode?

Na igreja da qual faço parte, pessoas que nos visitam ficam admiradas com nossa ênfase na Bíblia. Alguns até acham que somos apegados demais à Bíblia. Conheço igrejas onde Deus supostamente faz novas revelações e comunica orientações sempre “atualizadas” aos seguidores. Tem muito “Deus me revelou…” e “Deus falou para mim…”. Mas, às vezes eu fico admirado porque muitos membros dessas igrejas conhecem tão pouco a Palavra de Deus.

Será que essa foi a única vez na vida de Davi em que ele foi enganado por pessoas que acharam que tinham a palavra de Deus, mas não tinham?

“Davi perguntou ao hitita Aimeleque e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: ‘Quem descerá comigo ao acampamento de Saul?’ Disse Abisai: ‘Irei com você’. Davi e Abisai entraram à noite no acampamento. Saul estava dormindo, e tinha fincado sua lança no chão, perto da cabeça. Abner e os soldados estavam deitados à sua volta.

Abisai disse a Davi: ‘Hoje Deus entregou o seu inimigo nas suas mãos. Agora deixe que eu crave a lança nele até o chão, com um só golpe; não precisarei de outro’. Davi, contudo, disse a Abisai: ‘Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do SENHOR e permanecer inocente?’.” 1 Sam 26:8-9 (NVI)

Abisai, o irmão de Joabe disse: “Hoje Deus entregou o seu inimigo nas suas mãos…”

Abisai era um homem em quem Davi tinha toda razão para confiar. Ele era um homem que usou do nome do Senhor. Toda a lógica estava com ele. Parecia que só Deus poderia realizar uma façanha daquelas. A perseguição de Saul a Davi era totalmente injusta. E Davi era o rei verdadeiro.

Só tinha um problema – aquela oportunidade não veio de Deus.

Se Davi tivesse seguido este conselho, ele estaria pecando contra o Senhor.

No Rio de Janeiro, a Praça da Apoteose, o lugar do desfile das escolas de samba durante o Carnaval, tem um nome significante. Sabe o que significa a palavra “apoteose”? A palavra significa “divinização”, ou seja, “fazer deuses”. Toda a atenção, o esforço, a admiração que é dedicada àquilo que é realizado naquele lugar não deixa dúvida – é uma divinização, um endeusamento.

Um carioca saindo de um culto religioso no Maracanãzinho durante Carnaval declarou: “Brincar Carnaval não tem problema. Mas, devemos dar um momento para Deus também.”

Um momento?
Um momento para Deus?
Sim, é isso que Deus recebe da maioria das pessoas hoje em dia. Um momento. E só. Não é de se admirar que tantas pessoas dizem “Deus me falou…” de coisas que Deus nunca falou e “Deus me revelou…” de coisas que Deus nunca revelou.

Quando só damos um momento para Deus o que é que devemos esperar? Os verdadeiros discípulos de Jesus não brincam Carnaval. Mas, será que o que nós damos a Deus é também apenas um “momento”? Quanto tempo você dá para o estudo da Palavra de Deus? Quanto tempo você realmente separa para ouvir a verdadeira voz de Deus? Comparado com o tempo que você passa no trabalho, ouvindo rádio, ou assistindo novela, ou jornal, ou filme, ou surfando na Internet, será que não é só “um momento”?

“O rei Davi já morava em seu palácio e o SENHOR lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. Certo dia ele disse ao profeta Natã: ‘Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus permanece numa simples tenda’. Natã respondeu ao rei: ‘Faze o que tiveres em mente, pois o SENHOR está contigo’.” 2 Samuel 7:1-3 (NVI)

Davi queria construir um templo para o Senhor. Ele falou do seu plano para o homem de Deus, o profeta Natã. O profeta disse efetivamente “Faça o templo.”

Natã era um homem em quem Davi tinha toda razão para confiar. Toda a lógica estava com ele. Este ato seria o que Davi mais queria. Seria um serviço para o Senhor. Um profeta, um porta-voz de Deus, falou em nome de Deus.

Só tinha um problema. O profeta falou sem consultar a Deus. O que ele falou não foi a vontade de Deus.

“E naquela mesma noite o SENHOR falou a Natã: ‘Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o SENHOR: Você construirá uma casa para eu morar?’. … Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre’.” – 2 Samuel 7:4-5; 12-13

Não ia ser Davi quem iria construir o templo de Senhor, mas seu filho Salomão. Natã errou quando ele disse para Davi ir em frente. Natã não tinha a palavra do Senhor quando ele disse para Davi fazer o que ele bem queria.

Será que isso já aconteceu com você? Um pastor ou pregador ou “profeta” declarou algo a você como vindo de Deus, mas, não foi Deus que falou? Se podia acontecer entre um verdadeiro profeta e um legítimo rei, imagine entre nós.

Será que podemos então conhecer a verdade? Sim. É simples. Sempre consultando a Palavra de Deus primeiro. O erro de cada um dos homens que errou em seu proceder é tão simples para corrigir. Basta que adotemos a disciplina da leitura e do estudo da Palavra de Deus. Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais vamos conhecer sua voz e sua verdade.

Os três casos de pessoas que falaram da parte de Deus, mas, contrário à vontade dEle tinham algo em comum: Todos falaram sem consultar o Senhor.

Como é que nós podemos consultar o Senhor hoje? A Palavra dEle está nas nossas mãos. Basta a gente abrir e ler. Logo vamos começar a ouvir a verdadeira voz de Deus.

Se você ainda não tem, o site da www.hermeneutica.com tem planos de leitura da Bíblia em um ano, que podem lhe ajudar a conhecer melhor a Palavra de Deus. Comece hoje e o ano de 2007 pode ser o ano em que o próprio Deus vai falar com você o ano todo.

Que Deus lhe abençoe e que você possa sempre ouvir a voz dEle.

Para mais mensagens de Dennis Downing, visite o site da Hermeneutica em www.hermeneutica.com/mensagens


Copyright © 2007 Dennis Downing. Todos os direitos reservados.