de Max Lucado

 

 

Acho que eu compreenderia, se alguém me explicasse porque nosso treinador de futebol da escola sempre desaparecia no meio do jogo.

Lembro-me que durante meu primeiro jogo na equipe do último ano do colégio olhei do banco de reservas (onde passava a maior parte do tempo) e notei que ele não estava. (Tudo parecia mais silencioso). Eu não conseguia imaginar o que poderia ter acontecido. Fiquei com medo que a outra equipe o tivesse seqüestrado, ou ele talvez tivesse ficado doente por mascar fumo. Perguntei então a um outro jogador mais velho (eles sabem tudo):

“Onde está o treinador?”, pensando ter sido o único a notar a sua ausência, o que me fazia sentir-me importante.

“Na sala de imprensa”, respondeu.

“Tomando café?”, perguntei. “Não; ele está obtendo uma perspectiva.”

Isso faz realmente sentido, não é? Não há meios de um treinador seguir bem o jogo se ficar nas laterais. Todo mundo gritando palpites. Os pais se queixando. Os jogadores berrando. Os líderes de torcida torcendo.

Algumas vezes você tem de sair do jogo para poder vê-lo.

Nós mesmos também temos de tentar isso ocasionalmente. É vital mantermos um dedo no pulso de nossa vida. Como esses períodos de autocríticas e avaliação são essenciais! Todavia, é difícil fazer uma estimativa quando estamos envolvidos no jogo. As horas correndo, telefones tocando, crianças chorando.

Tenho então uma sugestão a fazer. Vá para a cabine da imprensa de vez em quando. Tome tempo (pelo menos metade de um dia) e se afaste de tudo e de todos.

Leve a Bíblia e um caderno para tomar notas e tenha uma perspectiva de sua vida da “cabine de imprensa”. Você está sintonizado com Deus como deveria estar? Como está seu relacionamento com seu cônjuge e filhos? Quais são os seus alvos na vida? Talvez algumas decisões tenham de ser tomadas. Passe muito tempo em oração. Medite sobre a palavra de Deus. Fique em silêncio. Jejue.

Não estou falando de um dia “afastado de tudo” em que você faz compras, joga tênis e relaxa tomando sol. (Embora essas coisas sejam também necessárias).

Estou sugerindo um dia intenso de pesquisa de alma, passado em reverência diante de Deus e em absoluta sinceridade consigo mesmo. Escreva a história de sua vida. Releia a história de Deus. Entregue de novo seu coração ao seu Criador.

Quero mencionar finalmente que um dia como esse não acontece sozinho. Ele precisa ser planejado. Você nunca vai acordar e ter um dia livre nas mãos “de repente”. Você terá de estudar sua agenda de compromissos, espremer daqui e dali um período de tempo e apropriar-se dele. Seja firme. Você precisa disso. Sua família tem necessidade de que o faça.

Pense nisso: ter uma “perspectiva da cabine de imprensa” pode mudar completamente o jogo.

Para mais reflexões de Max Lucado sobre esportes e a vida, visite o site www.maxlucado.com.br



  Copyright © 2010 Editora Vida Cristã. Todos os direitos reservados. Reproduzido com a devida autorização.

O livro de Max Lucado do qual este capítulo foi extraído, “Moldado Por Deus”, pode ser encomendado da Editora Vida Cristã selecionando a capa do livro ao lado: