de Germana Downing

 

 

Ler a Bíblia é uma das melhores coisas desta vida. Melhor ainda quando algo salta do texto e nos ensina coisas, nos relembra algo, ou simplesmente nos encoraja. Em Dezembro gosto de voltar a ler o início dos Evangelhos, especialmente de Mateus e Lucas, a fim de rememorar as narrativas sobre o nascimento de Jesus. Hoje, enquanto lia Lucas 1:5-25, uma pequena palavra me chamou atenção.

“Zacarias e Isabel, sua esposa, eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos do Senhor. MAS…” (Lucas 1:25)

Cada vez que vemos a palavra MAS depois de uma coisa boa podemos ter certeza de que algo não muito agradável vem em seguida. A justiça e obediência deste amado casal não os livrou de tristezas na vida. Embora lemos Isabel dizendo “O Senhor fez isto em meu favor…Nestes dias ele olhou para mim, para desfazer a minha humilhação perante o povo.” (v.25), podemos ter certeza de que a vida dela trouxe muitas dores. Muitas mulheres da atualidade que não podem ter filhos já sofrem de uma dor emocional que só elas conhecem. MAS, a mulher atual ainda pode ser uma PSICÓLOGA, uma MÉDICA, uma PROFESSORA, uma SECRETÁRIA, etc. Entretanto, naqueles dias, se a mulher não era mãe, praticamente não era mais nada! (segundo a cultura da época).

Pelo visto, Zacarias não estava mais orando por um filho, pois ele não acreditou no anjo, e ainda acrescentou que ele era velho e a esposa de idade avançada (v.18). MAS isto não significa que Deus não lembrava mais da oração dele.

Quando o anjo disse “Sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho… (v.13), Zacarias deve ter pensado “Que oração foi ouvida? Eu nem estou mais orando por isso!”

Nesta breve leitura da Bíblia, me ocorreu que:

– Não sabemos quanto tempo levou para a oração de Zacarias ser respondida. MAS ela foi!

– O casal tinha esta “vergonha” na vida deles, MAS era justo e muito obediente a Deus. (Eles não estavam sendo castigados por Deus.)

– Zacarias era justo e obediente a Deus, MAS a fé dele não era perfeita (não acreditou nas palavras do anjo, como muitas vezes a nossa fé não é perfeita, MAS, Deus não deixa de nos abençoar!

– Para Deus NADA é impossível.

Para mim, esta tarde na palavra de Deus foi valiosa, como se eu tivesse aberto um tesouro. Por que você não pára de vez em quando, entre seus afazeres, visitas e compromissos, ou seja, todo o corre-corre destes dias, para lembrar o que realmente é o Natal? A palavra de Deus ainda tem muito para lhe mostrar!

Veja também de Germana Downing “O Jardineiro Fiel”.



  Copyright © 2011 Germana Downing. Todos os direitos reservados.