de Mário Fernandez

“Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito.” (Eclesiastes 10:10 ARA)

Existem muitas aplicações para o ferro, mesmo sem fio. Mas, para cortar, é preciso mantê-lo afiado. Se a espada está sem fio temos de bater com mais força, mais vezes, perdendo tempo. Assim é com a nossa vida espiritual, na qual recebemos uma espada em Efésios 6:17 – a Palavra de Deus.

Meu irmão, a gente pode amolar uma faca ou uma tesoura de várias maneiras (com afiador, com pedra, com lixa, com lima, esfregando em outro metal, a laser), mas a espada do Espírito que é a Palavra de Deus só se afia de uma maneira.

Tem crentes que, se possível, gostariam de tomar um comprimido e saber a Bíblia, só que isso não existe. Só falta tentar por hipnose, de resto acho que já escutei meio de tudo quanto é atalho. Não acredito em nenhum deles. O unico modo de estar com a espada afiada é lendo a Palavra de Deus continuamente de forma persistente e disciplinada.

É preciso ler de forma extensiva. Um cristão que nunca leu a Bíblia de capa a capa é como um corredor de maratona que corre de olhos fechados. Pode até não se acidentar, mas é complicado, por mais que conheça o caminho muito bem. Leve dois, leve três anos se for preciso, mas leia pelo menos uma vez o compêndio todo.

É preciso ler de forma profunda. Quem sai lendo apenas pela quantidade encontra exatamente o que disseram de Paulo em Atos 26:24 – letra demais que fazem delirar.

A despeito da leitura extensiva, é preciso sentar em cima de um texto, o menor possível, e explorar sua intimidade ao limite. A riqueza de um versículo enche facilmente uma tarde de estudo. Há comentários, dicionários, professores, tanta coisa que pode servir de apoio.

Afie sua lâmina, meu querido leitor, pois estamos em franca batalha que não é nem contra carne nem contra sangue.

Mas, se você optar por não orar, o que é que isso diz sobre a sua fé em Deus? Quem é mais sincero em relação à fé: as autoridades, muitas das quais não fingem fé nenhuma em Deus; ou você, que diz acreditar, mas, age como incrédulo? Volto a perguntar, vai orar pelas autoridades?

Veja também A Palavra de Deus https://www.iluminalma.com/vec/0701/04-palavra.html
Do site Ichtus.


Copyright © 2012 Mário Fernandez. Todos os direitos reservados.