de Dennis Downing

Já ficou curioso sobre aquelas declarações polêmicas de Jesus, do tipo, qualquer um que chamar seu irmão de ‘Louco’ corre o risco de ir para o inferno? Ou, qualquer um que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela?…

Gostaria de entender o que ele quis dizer quando falou “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora.”?

Se quiser entender melhor estes e outros ensinamentos “difíceis” de Jesus, junte-se a nós no devocional diário “Jesus disse…” http://www.hermeneutica.com/jd/. Nos próximos dias estaremos examinando esses ensinamentos de Jesus e aplicando-os às nossas vidas nos dias de hoje.

E para começar… “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.” Mateus 5:21

Quando Jesus disse “ouviram o que foi dito” cinco vezes nos versículos seguintes, ele não estava se referindo àquilo que foi revelado na Palavra de Deus, mas às interpretações dos homens.

Na verdade, a frase “ouviram o que foi dito…” seria melhor traduzida “entenderam o que foi dito…”. O que Jesus vai corrigir em seguida não é a lei de Moisés, mas as interpretações e a bagagem cultural do povo que tomou a revelação de Deus e lhe deu um significado particular.

Daí passaram a ensinar o que, na interpretação particular deles, Deus ‘realmente’ quis dizer. Como Jesus acabara de afirmar, ele respeita e se submete por inteiro às Escrituras. Ele jamais mudaria uma letra ou marca de pontuação. Ele veio dar o sentido verdadeiro àquelas palavras para que os homens pudessem entender o que Deus realmente quis dizer.

Notaremos que o significado que Jesus revela nestes exemplos é muito mais ligado à intenção e o caráter da pessoa, ou seja, ao coração. Não é que obediência externa não importa. As palavras e atitudes contam. Porém, a mudança tem que começar dentro de nós.

O local da divisória entre a hipocrisia e uma vida realmente entregue a Deus é o coração. É para lá que Jesus levará a atenção dos seus discípulos nas aplicações que seguem.  

Oremos: Pai santo, as palavras do Senhor são sagradas para mim. Quero ouvi-las como o sentido que o Senhor originalmente entendeu. Ajude-me a deixar para trás tradições e pensamentos particulares e a ouvir somente a voz do Espírito falando comigo. Em nome de Jesus eu peço. Amém.

Veja a imagem especial em alta resolução de Mateus 5:21 com versões para tablet e computador
E veja o devocional diário “Jesus disse…”


  Copyright © 2012 Dennis Downing. Todos os direitos reservados.