de Dennis Downing

 

 

Esta semana e na próxima teremos reflexões sobre a vida de João Batista. A data que comemora o nascimento e a vida de João Batista não consta na Bíblia. Porém, é um momento apropriado para lembrar a vida e os feitos daquele de quem Jesus disse “Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista” (Mateus 11:11). Se a reflexão lhe for edificante, por favor, repasse para amigos e colegas. E Deus lhe abençoe com lembranças do verdadeiro São João!

João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem: “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?” Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo…” Mateus 11:2-4

Ao batizar Jesus, João havia visto o céu se abrindo e o Espírito de Deus descendo. Ele ouviu a voz de Deus declarando que Jesus era seu filho (Mt 3:16-17).

O que João havia visto e ouvido fora um testemunho inconfundível de que Jesus era o Messias. João havia proclamado que, quando o ungido de Deus viesse, ele traria justiça e juízo. As coisas mudariam radicalmente.

Mas, agora esse grande profeta estava em prisão. Ele estava lá há algum tempo, talvez um ano. Onde estava a justiça que o Messias traria? Como é que tiranos como Herodes podiam agir impunes, se o Reino de Deus havia chegado?

Às vezes nós nos perguntamos a mesma coisa. Onde está a justiça de Deus? Talvez você conhece alguém que faz perguntas como essas, ou outras parecidas. Se um homem como João Batista podia duvidar, imagine o resto de nós.

E de que é que pessoas lutando com suas dúvidas precisam? Elas precisam que alguém anuncie-lhes o que estão vendo e ouvindo de Jesus. Não é teologia nem doutrina. Não é nada de “linhas” ou movimentos. E não é coisa do passado.

Note que Jesus disse “anunciem o que vocês estão vendo e ouvindo.” É só Jesus. Na sua vida. Hoje. O que você está vendo Jesus fazendo em sua vida? O que você está ouvindo do Evangelho?

Isso é o que vai transformar vidas. É o que vai semear – ou restaurar – fé.

Para isso nada mais e nada menos que Jesus – vendo e ouvindo. Ajude as pessoas a verem e a ouvirem Jesus. Ele fará o resto.  

Oremos: Santo Deus, maravilhoso Pai, eu fico admirado e animado com tantas idéias e pensamentos. Penso que isso ou aquilo outro é tão importante. De repente, eu percebo o quanto tenho desviado minha atenção da única importância que existe – seu maravilhoso filho Jesus e as coisas que ele está fazendo na minha vida todos os dias. Perdoe-me e ajude-me a levar diariamente meus pensamentos para Jesus. Obrigado pelas palavras dele que me ensinam isso de forma tão paciente e carinhosa. Que eu possa, como João, ter a humildade de pedir ajuda do Senhor, se um dia eu vier a realmente duvidar. Obrigado de antemão por me mostrar a fonte de tudo que importa. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.

Esta meditação vem de “Jesus disse” http://www.hermeneutica.com/jd/, um devocional diário que segue em seqüência as palavras de Jesus. Se quiser fazer parte desta caminhada, visite e assine o devocional em www.hermeneutica.com/jd


Copyright © 2012 Dennis Downing