de Rubel Shelly

Nós seres humanos não somos peritos em predizer o futuro. Inúmeros palpites errados e pensamentos falhos acumulam como lixo ao longo da Estrada da história da humanidade. Quanto mais a gente fala com certeza, maior a probabilidade de passarmos vergonha. “Tudo que pode ser inventado já foi inventado”, declarou Charles H. Duell, o comissário norte-americano de patentes, em 1899.

Horace Rackham foi aconselhado por um presidente da Caixa Econômica de Michigan a não investir na Ford Indústria de Motores, em 1903. “O cavalo está aqui para ficar”, ele predisse, “mas o automóvel é apenas uma novidade – uma moda passageira.” Felizmente para Rackham, o advogado de Henry Ford, ele ignorou a falta de visão do banqueiro e comprou ações no valor de $5,000. Vários anos depois, ele as vendeu por $12.5 milhões de dólares.

Ao rejeitar uma banda aspirante em 1962, o representante da Decca Records fez esta destemida profecia sobre o futuro dela na música, “Não gostamos do som deles. Grupos com guitarras estão em extinção.” Assim, a gravadora deixou de gravar os Beatles. “Não há razão para que qualquer pessoa tenha um computador em casa”, disse o presidente e fundador da Digital Equipment Corporation em 1977.

Clifford Roberts, fundador do prestigiado Torneio de Mestres do Golf (Masters Tournament), uma vez disse, “Enquanto eu viver, jogadores de golf serão brancos, e os caddies (ajudantes) serão negros.” É claro que ele não possuía a presciência para antever nem o Movimento dos Direitos Humanos, nem o domínio de Tiger Woods no golf profissional.

Coisas como estas estão além da nossa capacidade de previsão.

Sempre é bom ter humildade quando tentamos prever o que vem no futuro. Mas, não há certezas sobre o amanhã? Não há nada no que ancorar nossa esperança? Eis duas promessas para manter em mente nesses tempos estressantes.

… nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:39 NVI)

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Coríntios 10:13 NVI)

Mercados e o futuro da economia global, música e outros aspectos da cultura, descobertas na ciência e na Medicina – todos estão além da nossa habilidade de previsão. Mas as certezas espirituais baseadas nas promessas seguras de Deus tiram a incerteza de hoje e nos ajudam a seguir adiante com confiança.

Se você quer ter alguma confiança em relação ao futuro, focalize sua atenção na única Pessoa que realmente sabe algo sobre ele.

Veja também a reflexão Esperar… Por Quê?



  Copyright © 2011 Rubel Shelly. Todos os direitos reservados.