de Germana Downing

 

“Jesus disse a Filipe: ‘Onde compraremos pão para esse povo comer?’ Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer.” – João 6:5-6 NVI

 

Jesus já lhe deixou enfrentar problemas que parecem sem solução? Pode ser problemas de saúde que só pioram. Pode ser problemas familiares, ou dívidas que só aumentam ou aquele emprego que nunca apareça.

Você buscou em Cristo salvação e teve esperanças de ter seus problemas pelo menos atenuados. Mas, já o imaginou como alguém que lhe daria problemas a mais para serem solucionados? Afinal, quem nos traz problemas, Deus ou o diabo? Desde que o inimigo abordou Eva nunca mais a raça humana teve paz! É só um problema atrás de outro. Mas, nem todos os problemas vem do inimigo.

O problema que o Senhor apresentou a Filipe não tinha solução humana. Mas, Jesus tinha uma solução e já sabia o que ia fazer. A serpente, quando tentou a mulher certamente “sabia o que estava para fazer”. Ele criou um problema que de fato não existia (“É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” – Gn.3:1b). Daí, ele levou Eva a encontrar uma “solução” por conta própria, sem a ajuda de Deus.

O problema apresentado por Jesus levou Filipe a acreditar mais em Deus e Sua providência.
O inimigo, ao fazer a mulher “se garantir”, a levou a questionar o caráter do próprio Deus.

Jesus levou os homens a confiarem em Deus.
O diabo os leva a duvidar.

Jesus nos leva a depender de Deus.
O diabo nos leva a tentar resolver tudo pelas nossas próprias forças.

O pior é que os problemas que o inimigo nos traz, frequentemente nós conseguimos resolver, enquanto os que Deus nos apresenta às vezes parecem sem solução. Com os problemas que nós resolvemos começamos a confiar em nós, quando devíamos dar a glória a Ele. Com os problemas que não conseguimos resolver, começamos a questionar o amor de Deus, quando devíamos confiar mais nEle. Não deveria ser o contrário?

Da próxima vez que você se deparar com um problema aparentemente sem solução, lembre-se que pode ser melhor do que um que tenha uma solução, sua solução, mas que seja trazido pelo diabo. Confie em Deus, porque só ele pode virar o próprio problema numa solução – fortalecendo a nossa fé. Afinal, segundo o próprio Jesus – a fé é a solução para o maior de todos os nossos problemas.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” – João 11:25-26

 

Copyright © 2004 Germana Downing. Todos os direitos reservados.